PROCASP promove bate papo com os colaboradores do CECAPAS e o sociólogo Rudá Ricci

Por: Fábio Oliveira

A PROCASP realizou nesta quarta-feira (29) um bate papo com cientista político Rudá Ricci. A capacitação realizada teve como tema: “Conjuntura e Perspectivas do trabalho social com crianças, adolescentes e suas famílias “, trazendo a importância das famílias para o crescimento pessoal de cada criança e adolescente.O encontro trouxe também maneiras de se reinventar durante a Epidemia (Covid-19) que estamos enfrentando no mundo. 

Citadas como principal fator de desempenho escolar no Brasil, as mães tem o seu papel fundamental para incentivar o aprendizado dos seus filhos no período escolar. Durante a pandemia, sabemos que muitas coisas tiveram que se readaptar, uma delas foram as escolas. Aulas presenciais, com sala cheia e professores passando matérias no quadro, foram trocados por computadores, tablets e celulares e em casa, com mãe sendo sua orientadora para ajudar nas dificuldades escolares. Mas será que todos tem acesso a internet ou as tecnologias?  Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 50% (ou dois em cada quatro) dos brasileiros não têm acesso à internet. Em números totais, isso representa 46 milhões de pessoas. Rudá Ricci trouxe para debate a ideia das rádio aulas, que foi implantada em Alagoas, já que a maioria da população consegue ouvir o velho e bom rádio.

 

Mas qual a importância do rádio para esse período de PANDEMIA?

O rádio é moderno sabe se adaptar aos tempo e está sempre atual. O rádio transmite sentimentos, desperta sensações e une as pessoas em tempos de quarentena. No ano de 2019, nós do CECAPAS II, através do educador Fábio Oliveira, começamos a desenhar um programa de webrádio. O projeto de rádio foi desenhado no ano de 2019 em uma atividade de comunicação a mídias, no qual as crianças puderam vivenciar como é a rotina de uma rádio com notícias escritas pelos adolescentes. Tiveram uma experiência de entrevista coletiva com a visita do Frei Roberto Genuin, no qual todos tiveram a oportunidade de fazer uma pergunta e depois puderam se ouvir.

No ano de 2020, foi escrito o projeto para colocar essa ideia (rádio) no ar, inicialmente com pequenos Podcasts de 5 a 10 minutos, para levar algumas informações para as demais crianças de outras turmas. Mas devido a pandemia, esse projeto foi reescrito e levado até algumas pequenas web rádios que acolheram o projeto de uma forma bem carinhosa em meio ao Corona vírus. A ideia inicial da web rádio é levar informações para as famílias / crianças do CECAPAS I e II e para os demais ouvintes que acessarem através de um link (abaixo).

https://radiox.seusiteaqui.net.br/

O programa de rádio, tem como objetivo levar informações de diversas áreas para crianças e adolescentes e aos demais ouvintes. Dentro do projeto de rádio está ligado o projeto de reflexão e expressão e Artes. No qual após uma conversa resolvemos trabalhar o podcast do Emicida ( Amarelo Prisma), que é divido em quatro movimentos que estão sendo lançados através de áudios pela rádio e reforçando depois pelo whatsapp.

 

Rudá Guedes Moisés Salerno Ricci é um cientista político formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) na década de 80. Mestre em Representação Sindical no Brasil pela Unicamp e Doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição. Diretor-geral do Instituto Cultiva em Minas Gerais. Atualmente, Rudá mantém uma página pessoal na qual escreve suas opiniões e análises no âmbito da política nacional. (Fonte:Wikipedia)

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site