Dia 18 de maio – Dia do Faça Bonito- Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater

No dia 18/05, realizamos atividade especial referente ao dia do Faça Bonito ,Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Iniciamos com uma roda de conversa, em seguida e após

passamos o vídeo Defenda-se: auto defesa de crianças e adolescentes contra a violência sexual.

Realizamos também um momento de reflexão, onde as crianças/adolescentes tinham que conseguir amarrar um vasinho de flor com barbante e todos levantarem o mesmo.

Porém, isso foi uma tarefa muito difícil, que poucos grupos conseguiram, primeiro devido ao tempo, segundo o material do vaso era muito liso. Essa situação, representava todas as queixas de abuso sexual na qual os criminosos saem ilesos, pois são muito escorregadios e ardilosos.

Esse momento representou, que é necessário confiar em alguém e não se calar.

Para finalizar este momento, todos ficaram de pé em uma roda, uma criança de um lado, um adolescente ou adulto de outro. Essa representação, significa que todas as crianças e adolescentes tem que ter alguém que olhe por elas, escutem-nas, protejam-nas e as respeitem.

Após a roda, no pátio colocamos vários papéis, lápis de cores, canetinha, para que a criança/adolescente externasse sobre o assunto.

Tivemos desenhos muitos significativos,  através do desenho a criança/adolescente canta, brinca, dramatiza, coloca todos os seus sentimentos e pensamentos no papel,  ou seja em qualquer lugar onde possa se sentir livre para se expressar, criando um universo só seu.

Suas criações, desde as mais simples às mais elaboradas, representam no fundo a sua afetividade e muitas vezes o seu contexto vivido.

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site