Visita na cidade de Sumaré

por Juliano Ribeiro

 

Recursos hídricos

No dia 08 de junho, a equipe de educadores do Cecapas – Nova Veneza, realizou visitas aos sistemas hídricos do município de Sumaré, com objetivo de fazer registros audiovisuais das águas que os munícipes utilizam em seu dia a dia. Sabemos que as águas que abastecem 30% do município de Sumaré vem das Represas Marcelo Pedroni, Horto I e Horto II. O restante do município é abastecido pela água captada do Rio Atibaia.

 

Represa Marcelo Pedroni

A represa do Marcelo como é conhecida, foi construída e mantida por décadas por Marcelo Pedroni, que numa iniciativa particular direcionou a água para o abastecimento do município. Ao lado ele construiu um engenho de aguardente de cana, que existiu até o final dos anos 70.

A represa foi reformada em 2005 e possui estacionamento, banheiro, área para lazer e pesca. Arborizada, recebia antes da Pandemia, aos finais de semana aproximadamente mil pessoas. Porém devido a pandemia do novo coronavírus, o local está interditado para visitações. Durante os registros audiovisuais percebemos que o nível da represa está baixo, sinal de alerta para a população.

Ao lado desse local fica o Centro de Lazer “Benedito de Mattos”, o Recanto dos Animais ‘Henrique Pedroni”, o Casarão da Fazenda Sertãozinho, no Parque da Floresta (construído na metade do século XlX), o acampamento Batista e a Fazenda da Rocha (Fazenda Vaughan).

 

Represa Marcelo Pedroni
Rua da Represa Marcelo Pedroni, s/nº
Horário de Funcionamento: das 7:00 às 22:00
19 3903-2431

 

Horto Florestal

Visitamos o parque Horto Florestal de Sumaré, que está localizado na rodovia Teodor Cindiev, que liga Sumaré a Hortolândia. Nesse local é mantido o Viveiro Municipal de Plantas e Mudas. No Horto está localizada a principal represa utilizada para o abastecimento de água do Município. Pelas marcas nas de água nas barragens percebemos que o nível está longe de sua normalidade, podendo afetar o abastecimento nesse período sem chuvas.

O casarão do Horto Florestal está em processo de tombamento pelo Conselho do Patrimônio Histórico do Município. É uma construção original, do inicio do século passado, que servia de moradia e administração do Horto Florestal, mantido e administrado pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O local fornecia madeira de eucalipto, que era utilizada como dormentes na linha férrea.

Estruturas Físicas: CRASS Horto Florestal: PETI (Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil); Pista de Mountain Bike; Fragmento florestal com trilha ecológica: com uma rica diversidade de fauna e flora, além de características de ecossistema semelhante a mata atlântica, com muitas bromélias, orquídeas, briófitas, etc; áreas de reflorestamentos; área de plantio agro florestal (agro floresta); bosques de eucaliptos; áreas de regeneração de mata com características de ecossistema tipo cerrado, com espécies típicas como o “pequi” (caryocar brasiliense). Assentamento da Reforma Agraria (assentamentos modelos, os primeiros do Brasil); estradas rurais com grande extensão para praticas esportivas como caminhadas, ciclismo, etc.

 

Horto Florestal
Estrada Municipal Teodor Cundiev – Horto Florestal
Funcionamento: Conforme agendamentos.
19 3903-2431 (Secretaria de Meio Ambiente de Sumaré)

 

Ribeirão Jacuba e Ribeirão Quilombo

Saindo do Horto Florestal, visitamos a Ocupação Três pontes. O local existe há 30 anos, onde moradores vivem a triste realidade de condições precárias de moradia e saneamento.

Registramos o Ribeirão Jacuba, rio que vem do Município de Hortolândia e desagua no Ribeirão Quilombo. Segundo relatos de moradores, a comunidade sofre com enchentes anuais, perdendo todos seus moveis, roupas e suprimentos.

Na altura do Jd. Primavera, realizamos registros audiovisuais no Ribeirão Quilombo. O rio nasce no Município de Campinas, passando por Paulínia, Sumaré Nova Odessa e terminando no Rio Piracicaba em Americana. Atualmente está com águas altamente poluídas devido a despejos de esgotos domésticos e industriais, principalmente nas cidades de Hortolândia, Nova Odessa e Sumaré. Segundo relatos de moradores o odor do rio é insuportável, principalmente em períodos sem chuva, ou fator é falta de manutenção das passarelas ligando o Jd. Primavera e o Jd. São Domingos.

Durante a temporada de chuva, o Jd. Primavera e Jd. São Domingos são atingidos frequentemente pelas enchentes.

 

 

Plantação de Girassóis

Tendo em vista que Sumaré tem uma vasta área rural, visitamos a Plantação de Girassóis, que nos últimos anos se tornou ponto turístico do Município de Sumaré, devida beleza das flores e pela revoada das maitacas. A plantação está localizada após o Jd. Macarenko, sentido bairro Cruzeiro.

 

 

Os registros audiovisuais serão disponibilizados através das Revistinhas do Cecapas ll e encaminhados via WhatsApp para educandos e famílias.

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site