SEMANA FRANCISCANA 2020

 

Desde a sua criação em 2014 o CECAPAS, junto a Província dos Capuchinhos de São Paulo, organiza e realiza a Semana Franciscana.

Nessa semana desenvolvemos  atividades diferenciadas, em que os valores de São Francisco de Assis são trabalhados com as crianças e adolescentes atendidas pelo serviço, mediadas pelos Freis e Frades da Província e por todos os funcionários (as).

Devido a pandemia da COVID 19, a Semana Franciscana de 2020, ocorrida entre os dias 26 e 28 de outubro aconteceu de forma remota, porém, não menos interativa, reflexiva e importante.

Os frades e funcionários  do CECAPAS, realizaram vídeos com mensagens e atividades lúdicas para serem enviados para os familiares, crianças e adolescentes atendidos pelo serviço, que puderam acompanhar em cada dia da semana uma atividade e uma mensagem diferente, abordando as temáticas do Cuidado com a Casa Comum.

O Brasil está sofrendo com questões de desigualdade social, pandemia, desmatamento da Amazônia, queimadas no Pantanal, tráfico da biodiversidade dentro outros…

Diante de todos esses fatores, trouxemos norteadas pela Carta da Terra, Encíclica do Papa Francisco Laudato Si e Fratelli tutti (em português: ‘Todos irmãos’; subtítulo: “sobre a fraternidade a amizade social”) é uma encíclica do Papa Francisco, na qual o pontífice indica a fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Desejo ardentemente que, neste tempo que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade. Entre todos: «Aqui está um ótimo segredo para sonhar e tornar a nossa vida uma bela aventura. Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente (…); precisamos duma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar em frente. Como é importante sonhar juntos! (…) Sozinho, corres o risco de ter miragens, vendo aquilo que não existe; é juntos que se constroem os sonhos».[6] Sonhemos como uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos alberga a todos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a própria voz, mas todos irmãos. (PAPA FRANCISCOFRATELLI TUTTI).

Abaixo vocês podem acompanhar alguns vídeos, fotos, mensagens e algumas das atividades elaboradas para essa semana tão especial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site