Guardiões de Sapopemba – Personalidades do Bairro

Heróis também são aquelas pessoas que fazem a diferença no bairro. Sendo assim, a partir do projeto Guardiões de Sapopemba, procuramos fazer um trabalho de identificar moradores da região que desenvolvam ações afirmativas na área de educação, cultura e lazer para traze-los ao CECAPAS Sapopemba e mostrar seu trabalho para os educandos, contando um pouco de sua trajetória e o que faz para melhorar o bairro.

Nesse processo, a equipe de educadores visitou o Videoclube Charada, que é uma das únicas videolocadoras  existentes em toda cidade de São Paulo. Gilberto, ou Charada, como também é conhecido, nos recebeu em seu estabelecimento, nos informando que o espaço também funciona como um espaço cultural, oferecendo cursos de música e teatro. No final da visita, convidamos Gilberto Charada e seu amigo e assistente Eduardo a visitarem o CECAPAS Sapopemba, levando um aparelho de VHS e um tocador de vinil para mostrar aos educandos, mostrando como funcionavam essas tecnologias.

Educadores visitando o Videoclube Charada
Educadores visitando o Videoclube

Antes da exibição do filme O Rei Leão, usando a fita de VHS, os educandos foram convidados por Gilberto  e Eduardo a utilizarem o aparelho, pedindo para que eles colocassem o VHS no aparelho, o que gerou muitas risadas, pois a maioria das crianças e adolescentes nunca tinham tido contado com esse formato de mídia, o que fez com que ficassem extremamente curiosos e ao mesmo tempo confusos, até mesmo duvidando se da fita de dentro do VHS realmente sairia alguma imagem e se do disco de vinil, em contato com a agulha do tocador reproduziria algum som.

Gilberto Charada, à esquerda. Educandos curiosos, vendo como funcionava a tecnologia do VHS.
Educandos abrindo o aparelho, para vericar como era seu funcionamento.
Educandos experimentando um tocador de vinil pela primeira vez.
Educandos experimentando um tocador de vinil pela primeira vez.

Muitas crianças e adolescentes passaram a frequentar a videolocadora após Gilberto e Eduardo terem vindo no CECAPAS, mostrando que a ação foi muito positiva, mostrando aos educandos que existem diversos espaços no bairro que eles podem se apropriar, usufruindo de cultura, arte e lazer, assim como seus familiares.

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site