Conscientização: Atividades pensadas na educação ambiental

Por: Fábio Oliveira

Visita ao Plantarum

 

Situado na área urbana de Nova Odessa (Região Metropolitana de Campinas, a cerca de 120 km da Cidade de São Paulo – SP), o JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. Foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi.

No ultimo dia 27 de junho, os educandos do CECAPAS II tiveram uma nova experiencia em suas vidas, que foi a visita a um jardim botânico. No dia da visita, eles (educandos) tiveram o acompanhamento de técnicos e biólogos durante todo o tour pelo Plantarum, tirando todas as dúvidas e passando conhecimento. A iniciativa da visita foi devido a realização da “Semana do meio ambiente” com atividades voltadas para educação ambiental.

Foto com o Mapinguari
Pausa para foto com o boi tatá

 

No Plantarum, foi mostrado vários tipos de plantas, desde as frutíferas (que dão frutas) até as incentivaras (que comem insetos), podendo assim desmitificar  a história da planta carnívora que vimos que não existe. O fato que chamou a atenção de muitos foram as histórias de lendas espalhadas pelo Brasil (boi tatá, Campi guari, entre outros).

No final, todos aprendemos muito com várias explicações de especialistas dando um gostinho de quero mais, para uma próxima visita.

Foto ao final da visita

 

Recolhimento de materiais recicláveis

 

Jogar lixo nas ruas, todos nós sabemos que é proibido, não é mesmo? Arregaçamos as mangas e saímos nas ruas do bairro de Nova Veneza em Sumaré para ver o que tinha de errado …e tinha muita coisa.

Resolvemos então nos dividir em grupos e recolher todo o material que vimos que poderia causar algum dano para a natureza (garrafas, latas, vidros e etc).

Uma experiencia super agradável que mobilizou não só os educadores, educandos e os demais funcionários do CECAPAS II e sim toda a população que via aquela ação no dia. Alguns até elogiaram pela atitude da nossa instituição, outros se propuseram a ajudar  recolhendo materiais e entregando para as crianças e adolescentes. No final recolhemos muitas coisas e trouxemos para o CECAPAS, para poder reciclar e até mesmo usar em atividades. Já outra coisa que levamos foi a conscientização de que jogar lixo nas ruas, causa grandes impactos.

Final do recolhimento de recicláveis.
Educador Juliano e Maria Eduarda, recolhendo recicláveis, ao fundo Noel anotando tudo.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site