Consciência Negra

Nos dias 12,13 e 14/11, realizamos atividades especiais em comemoração ao  Dia  Nacional da Consciência Negra!

 Com as seguintes Atividades:

Dentro e fora do coração (Dinâmica utilizada para refletir o tema “RACISMO”)

1º Momento
Colocamos cartazes com o desenho de um coração no centro da sala. Cada educando escreveu, fora do coração, uma palavra que expressasse o que vê e ouve das pessoas da comunidade a respeito do Racismo.
2º Momento
Escreveram dentro do coração uma palavra que expressasse o que estava sendo feito para mudar a problemática do racismo em nossa comunidade e na sociedade de modo geral.
3º Momento
Foi realizada uma comparação do que estava escrito dentro e fora do coração. As questões negativas que estavam fora do coração vinham em grandes escalas, as positivas dentro do coração vinham em menor quantidade, porém foi ressaltado que a minoria positiva tinha força para vencer as barreiras do racismo.
4º Momento

A sala foi dividia em quatro cantos, primeiro eram as pessoas que se consideravam brancas, na segunda a amarelas, no terceiro pretos negros no quarto pardas. Só que as pessoas tinhas que se alto declarar devido as novas mudanças no registro de nascimento, mas tivemos casos em que os educandos se apontavam e diziam você é negro, você é pardo ou você é amarelo? 

   Reflexão, no momento da reflexão todos viram que os quatro lados se uniram, e ressaltamos que independentemente da cor ou raça somos seres humanos e fazemos parte de uma história.

o

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site