Capacitação da Equipe Cecapas 2 – Nova Veneza

Por Bianca Pereira

Realizada nos dias 17 a 19 de fevereiro a capacitação da equipe do Cecapas II. Contamos com a participação do Diretor da Unidade II, o Frei Marinaldo Caetano de Jesus, a Consultora Vanda Ribeiro Monteiro e o artista Renato Caetano.

Foi realizada Oficina com o profissional Renato Caetano, denominada “O toque que se sente toque”, no qual discutimos a importância da expressão através do corpo, o estar presente e perceber o outro.

Também foi feito estudo, discussão e análise da Pedagogia do Oprimido de Freire, cujo objetivo era trazer a teoria educação libertadora para o dia a dia. Foi possível pensar em uma Educação dialógica para o Serviço, observar o que já estava sendo realizado e fazer ligação com o tema proposto para as atividades deste ano.

Nos estudos também foi retomado e importância das Políticas Públicas bem como a compreensão da mesma. Também se desmistificou a definição do serviço assistencial e pode-se compreender a PNAS – Política Nacional de Assistência Social e o papel do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e como acontece a articulação entre eles. A discussão foi possível através da dinâmica do “Word Café”.

Pudemos repensar as práticas socioeducativas a partir da troca com Beatriz Ribeiro Machado em palestra com o tema “Criando o futuro que queremos”, no qual nos foi trazido experiências dentro do Serviço socioeducacional e discussão sobre “por que fazemos o que fazemos”, além da formação de cidadão para o exercício dentro da participação na vida pública.

Contextualizando o momento de pandemia e o cuidado com a casa comum, dentro de um colapso ambiental e as ações sociais, nos foi apresentado e posteriormente discutido a Live de Moema Miranda intitulada “Panorama Socioeconômico Ambiental”.

Colocando em prática os temas abordados durante a formação, foi proposto que se construísse um projeto transversal, interdisciplinar que contemplasse a participação na vida pública e que estimule nos educandos e suas famílias a criticidade.

No dia 01 de março foi feita a apresentação do Planejamento anual feito por todos os colaboradores. A partir da apresentação, alinhou-se o planejamento com o projeto de participação na vida pública, podendo desenvolve-lo com maior propriedade.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site