Roda Especial Dia Internacional da Mulher – 08 março de 2019 – CECAPAS SAPOPEMBA

Tema “ Abra a Caixa”
Levando em consideração os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, desenvolvemos no dia Internacional das Mulheres e o Encontro de Famílias, desenvolvemos atividades que ressaltam a Igualdade de Gênero (citando o dia 19 de novembro como o dia do Homem) a partir do recorte 5.1 Acabar com todas as formas de discriminação. Objetivo 16 Promover sociedades pacificas. Também o Recorte 16.1 reduzir significamente todas as formas de violência.
Tinha um pátio um painel com duas silhuetas, de um homem e de uma mulher, em que os educandos terão que escrever em papéis coloridos, para você o que é ser homem e o que é ser Mulher?
Após respondida à pergunta, os papéis serão colados nas silhuetas, moldando a roupa do homem e da mulher.
No primeiro momento em roda, terá no chão uma caixa de presentes, porém dentro dela estão situações como feminicídio, homem que ganha mais que mulher, homem que não pode ficar desempregado, pois tem que prover o sustento do lar se não é considerado vagabundo, falta de respeito dentre outras coisas.
Após aberta a caixa, será entregue bexigas para os educandos, e o mediador fará uma pergunta, qual sonho você tem para essa mulher e esse homem, nos dias de hoje, que acabe o feminícidio contra mulheres, que todos tenhamos direitos iguais, a resposta dependerá deles.
Após os balões cheios de sonhos, cada um terá que lutar pelos seus sonhos, porém tendo que estourar o balão do colega. Após todos os balões estourados, chamaremos para uma reflexão.
Porque furar o balão do outro, será que não tem outra forma de resolvermos a situação?
Cada balão estourado, representa cada sonho que morre quando, em apenas um dia 12 mulheres são assassinadas, cada uma delas tinha sonhos e planos que foram interrompidos, os papéis colados que formam a vestimenta tanto de homens quanto mulheres, representam nossos sonhos para que ocorra mudança de atitudes e o direto de sonhar seja garantido.

     

     

Após os balões estourados, os educandos fizeram uma encenação, em que um pai chega em casa e se deparada com a residência toda bagunçada, porém ele senta e vai ver televisão. Quando sua esposa chega, ele pergunta onde ela estava, a mesma responde toda feliz voltei a estudar. A resposta que ele teve, foi que ela só precisava ler e escrever para fazer a lista de compras de casa. Com isso a mãe sai triste, porém chega a o filho todo feliz, pois seu sonho é ser máster chefe, porém o pai fala, cozinha é lugar de mulher, outra pessoa sai triste.
Por último vem a filha toda feliz com a bola na mãe, querendo contar para o pai que vai participar de uma peneira, o pai chama o filho e fala bola é coisa de homem e panela é coisa de mulher.
Está representação, foi para quebrarmos o paradigma do preconceito, em que um home pode ser uma máster chefe e uma garota pode ser uma jogadora de futebol, como no caso da jogadora Marta 6 vezes eleita a melhor jogadora do mundo. Temos que lutar!

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site