Frei Pawel Tepersky realiza visita no CECAPAS Sapopemba

No dia 01/04/2019, recebemos a visita do Frade Pawel   Tepersky que reside em Roma – Itália. Frei Pedro da comunicação da Província veio acompanhá-lo.

Os frades puderam vivenciar as atividades desenvolvidas no CECAPAS no período da manhã.

Iniciamos com uma apresentação na roda de conversa, em que todos os educandos e funcionários se apresentaram para os frades visitantes. Após esse momento, os educandos leram mensagens de agradecimento aos frades pela existência do CECAPAS.

Após a roda de conversa, Frei Pawel e Frei Pedro passaram pelos projetos, cada um com uma atividade distinta.

  • Projeto ECOAR – Mostramos para os frades a nossa composteira e como ela funciona. Os educandos explicaram o que pode o que não pode ir na composteira.

Restos de alimento, folhas, serragem e estercos normalmente são resíduos orgânicos que vão para a composteira. Já o que não pode ir para a composteira são frutas cítricas, fezes de cães e gatos, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo, papel, arroz, serragem de madeira tratada, carvão vegetal e plantas doentes.

Atividade muito prazer eu me Chamo Alface e você?

A atividade começou com a leitura do conto “A Galinha Ruiva” esta história além de todo o processo de desenvolvimento e cuidado com uma semente,  falava de família, solidariedade, união, trabalho em equipe quando os amigos da Galinha se recusam a ajudá-la. Duração: a atividade se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a sementeira é possível imaginar, que a cada dia, notaremos o processo de plantar, cultivar e colher.

Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

Reflexão Final:  Que todos precisamos, pensar no que queremos semear, cultivar para um dia colhermos.

  • Projeto MovimentAção: as atividades nesse dia, estavam voltadas para o desenvolvimento das habilidades físicas, na questão do futebol, modalidade que os educandos da turma da manhã escolher para desenvolver.

Ao praticar atividades físicas os educandos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias, além de contribuir para desenvolver habilidades nos esportes. E essa prática deve começar desde cedo para que a criança/adolescente se habitue aos exercícios”.

Nesse contexto, a atividade física favoreceu o desenvolvimento motor, contribuiu para a integração social da criança e do adolescente, colaborando com a autoconfiança do educando, melhora a autoestima, contribui para que o estudante se expresse melhor, favorecendo uma melhor compreensão de mundo, reduzindo o estresse e coopera para um estilo de vida melhor.

  • Projeto ApropriArte:  os educandos da turma III (manhã), realizaram uma apresentação para os Frei Paulo, Pedro e Matheus de percussão, em seguida uma roda de conversa foi realizada e o Frei Pawel que deixou votos de prosperidade, perseverança e sabedoria para os educandos. Para encerrar esse momento a educando Ana Beatriz cantou Anunciação de Alceu Valença.
  • Projeto Deixa Eu falar:  A atividade apresentada no projeto, tinha o tema “Uma Luz para a Terra”, que estava ligada ao dia da Inclusão Digital dia 27/03. Os adolescentes construíram um óculos gigante, em que na sua armação continha dizeres que que ressaltar a garantia de direitos. Como: Ressaltamos que a  Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado entre outras. Assim, trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão. A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos, que são: dispositivo para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que ele seja considerado um incluído digital. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

 

.

  •              

Toda a visita, foi registrada pelos próprios educandos Caique Périco e Vinicius Galofaro.

Foi um ótimo momento, em que os frades conheceram o trabalho transformador de  um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site